domingo, 3 de fevereiro de 2013

MOVIMENTO HUMANISTA SOLIDARISTA COMUNITÁRIO: A ALMA BALIZANDO AÇÕES

 A ALMA BALIZANDO AÇÕES

03 de fevereiro de 2013.


Philippe Guédon


    O episódio vivido pelos filiados ao PHS, a par de enormes decepções e outras tantas descobertas, serviu para evidenciar um raciocínio que conhecíamos bem do ponto de vista teórico, mas desconhecíamos na prática. A saber: o pensamento precede a ação, e não se constrói jamais a partir desta. A lei partidária, que prevê fundações nascidas de costelas do fundo partidário dos partidos, leva o militante a considerar que cabe ao partido, após criado e estampilhado, desenvolver o seu pensamento.
    Nós somos humanistas solidaristas comunitários. A paixão que dedicamos à política ou à economia solitária, à gestão participativa ou à solidariedade social, foi consequência de um encontro com o Ensino Social Cristão, cuja "descoberta do tesouro" nos levou, alguns para a vida partidária, outros para cooperativas, outros mais para as associações de moradores e ainda alguns para o exercício do comércio justo. Ninguém entra num partido para apaixonar-se, em segundo tempo, pela doutrina socialista; a pessoa encanta-se pelas idéias socialistas - ou verdes, trabalhistas, social-democratas, conservadoras - e, a partir dessas convicções, procura as ferramentas que lhe permitirão traduzir o seu pensamento em ação.
    O PHS, coitado, deixou de ser uma Casa do Solidarismo Comunitário para ser a Serra Talhada de alguns. Foi uma ferramenta desviada de sua serventia original; mas em nada esse lamentável episódio afeta, e menos ainda obscurece, o brilho do pensamento que lhe deu vida.
    Foi essa evidência que nos levou a pensar no MHSC. Um teto informal para abrigar um pensamento. Um local, pouco importa se virtual ou material, onde o Ensino Social Cristão, os conceitos do Solidarismo, a força da noção de Comunidade, poderiam ser trabalhados e assegurados a todos os partidos, iniciativas e correntes que se pautam por nosso pensamento. O Dr. Oscar Silva, do PHD, sugeriu uma idéia extremamente simpática e... cristã: "Será a nossa manjedoura!...". Exatamente, o MHSC é a manjedoura onde os peregrinos da ação, cansados das caminhadas diárias, vêm buscar novas forças para prosseguir rumo ao objetivo.
    Desde logo, companheiros do PHD, da UDC, do PFB, do PPS, de ações cooperativistas, de micro-crédito, de comércio justo, de gestão participativa municipal, todos iluminados pela mesma luz doutrinária, se dispuseram a criar este Movimento. O qual, feito de pensamento, para o pensamento e pelo pensamento, não exige recursos materiais para ser trabalhado e propagado.
    Contrariamente ao que pensam alguns, não carecemos de pedras nem de madeiros para erguer a nossa Casa. Muito menos de luxos para decorá-la. As suas sapatas deitam-se em solo firme, o prédio é simples e suficiente. E, entre as suas paredes, um único tesouro é guardado, que a ferrugem não corrói nem o gatuno cobiça. O pensamento, a alma do Ensino Social Cristão, ao qual nós nos acostumamos a chamar Solidarismo Comunitário.
    E o nosso Boletim quinzenal vem dando notícias, há quase um ano, sobre o que fazemos e sobre cada centímetro que avançamos...
    Fraternalmente,

    Philippe Guédon

Nenhum comentário:

Postar um comentário